in netpaper.lu
A anual peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Fátima de Wiltz realiza-se uma vez mais este ano.
"Na senda da vida" é o tema da peregrinação deste ano que contará com a presença do arcebispo do Luxemburgo, Fernand Franck, do bispo da Guarda, Manuel Felício e de outros padres luxemburgueses e de distintas comunidades linguísticas do país e da região.
O programa deste ano começa às 14 horas com oração na igreja de Niederwiltz. A procissão para o santuário começa às 14:30.
A organização este ano vai recolher fundos para ajudar a construir uma escola no Haiti. Assim, apela-se a que os fiéis em vez de flores façam donativos do mesmo valor para ajudar as crianças daquele país.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
...no ano passado
Peregrinos rumam a Wiltz
“Decorre quinta-feira a 39ª edição da Peregrinação a Nossa Senhora de Fátima em Wiltz. …Por contingências do calendário, a Quinta-feira da Ascensão coincide este ano com o 1° de Maio, Dia do Trabalhador.”
Mas o curioso está em saber o porquê de Fátima em Wiltz. Parece que durante o período da segunda guerra mundial o santuário de Fátima enviou a imagem da nossa senhora para diversas frentes de batalha, uma delas, salvo imprecisão era mesmo Wiltz.
A chegada da nossa senhora coincidiu com o facto que hoje ainda se reflecte muito na sociedade local: a cidade nunca foi bombardeada.
Enfim, pormenores que enriquecem o nosso saber, alimentam fés e porque não fomenta a ideia de uma comunidade, a portuguesa no Luxemburgo, a tal que já não está hermeticamente fechada em 4 paredes, imagem que se criou de cidades, vilas e aldeias com 99,9% de população oriunda de Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário