domingo, 31 de maio de 2009

Isto sim é preocupante: Arábia Saudita preocupada com novo pico de preços do petróleo

in publico.pt

Reunião dos ministros de Energia do G8
Arábia Saudita preocupada com novo pico de preços do petróleo
25.05.2009 - 14h09
Por Reuters, PÚBLICO
A Arábia Saudita avisou hoje para o risco de o preço do barril de petróleo regressar para perto dos 150 dólares dentro de dois a três anos, depois de os ministros da Energia do grupo dos oito países mais industrializados do mundo (G8) terem discordado em aumentar o investimento na capacidade do sector petrolífero devido à crise financeira.

Os ministros e responsáveis da Energia do G8 estão hoje reunidos em Roma, numa altura em que os preços do petróleo estão no seu máximo dos últimos seis meses, a 60 dólares o barril, um preço que os produtores consideram todavia abaixo do necessário para tornar rentável o investimento em nova produção, e que eles situam nos 75 dólares.

O ministro saudita do Petróleo, Ali al-Naimi afirmou que o mundo está a caminho de uma nova explosão de preços, que se seguirá a esta fase de procura enfraquecida e de preços baixos, reflectindo mais a crise económica actual do que o que será o futuro.

“Mantemos a nossa atenção no longo prazo do que na volatilidade das condições do curto prazo”, disse em notas preparadas para a cimeira. “Contudo, se os outros não começarem a investir igualmente em novos projectos de expansão de capacidade, poderemos assistir dentro de dois a três anos a um outro pico igual ou pior ao que testemunhámos em 2008”.

Para este responsável, o preço baixo do petróleo e a fraca procura desencorajaram o investimento em projectos de energia, um problema agravado pelos elevados custos de desenvolvimento e por um mercado de crédito apertado.

Nenhum comentário: