domingo, 31 de maio de 2009

Bruxelas vai fixar critérios comuns para fortalecer supervisão dos bancos

in publico.pt

Novo regulamento financeiro discutido em Junho no Conselho Europeu
Bruxelas vai fixar critérios comuns para fortalecer supervisão dos bancos
25.05.2009 - 11h19
Por : Marlene Carriço
O Conselho Europeu de Junho vai tentar vencer as reticências do Reino Unido e aplicar uma nova norma de supervisão dos bancos já em 2010, adiantando-se assim aos Estados Unidos na corrida para o novo regulamento financeiro.

A Europa quer adiantar-se aos Estados Unidos na corrida para o novo regulamento financeiro, um dos grandes buracos que explica a crise que já se arrasta ao longo de quase dois anos. A Comissão Europeia pretende reforçar os seus sistemas de vigilância e de controlo, depois dos fracassos das regras financeiras terem reforçado a crise global.

A Comissão irá apresentar esta semana os dois pilares da futura monitorização, um organismo que irá avaliar os riscos sistémicos das finanças europeias (Conselho Europeu de Risco Sistémico), e uma segunda entidade (Sistema Europeu de Supervisores Financeiros) que irá fortalecer, consolidar e tornar obrigatórios critérios comuns e padrões mínimos para inspecções de bancos, seguros e valores mobiliários.

Esta será uma proposta de política a ser discutida no próximo Conselho Europeu, em meados de Junho. O objectivo é reconduzir a relutância do Governo britânico, que se recusa a aceitar as normas comuns para todos os países. Londres considera que cabe às suas autoridades fixar os critérios de inspecção dos seus corpos, apesar do mau desempenho na gestão da própria crise.

A comunicação será apresentada em Bruxelas, na quarta-feira, reunindo as recomendações do Grupo de peritos de Alto Nível, liderado por Jacques de Larosière, que foi encomendado pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, segundo o site do "elpaís".

Nenhum comentário: