domingo, 31 de maio de 2009

Férias - algumas fotos

Férias

Terminou um périplo de uma semana de férias.
As bases para dormida e repouso foram Lyon, Genève e Monthey. A partir de aí saímos em busca de paisagens, pessoas e sabores.

Recomendamos sem dúvida:

Isto sim é preocupante: Arábia Saudita preocupada com novo pico de preços do petróleo

in publico.pt

Reunião dos ministros de Energia do G8
Arábia Saudita preocupada com novo pico de preços do petróleo
25.05.2009 - 14h09
Por Reuters, PÚBLICO
A Arábia Saudita avisou hoje para o risco de o preço do barril de petróleo regressar para perto dos 150 dólares dentro de dois a três anos, depois de os ministros da Energia do grupo dos oito países mais industrializados do mundo (G8) terem discordado em aumentar o investimento na capacidade do sector petrolífero devido à crise financeira.

Os ministros e responsáveis da Energia do G8 estão hoje reunidos em Roma, numa altura em que os preços do petróleo estão no seu máximo dos últimos seis meses, a 60 dólares o barril, um preço que os produtores consideram todavia abaixo do necessário para tornar rentável o investimento em nova produção, e que eles situam nos 75 dólares.

O ministro saudita do Petróleo, Ali al-Naimi afirmou que o mundo está a caminho de uma nova explosão de preços, que se seguirá a esta fase de procura enfraquecida e de preços baixos, reflectindo mais a crise económica actual do que o que será o futuro.

“Mantemos a nossa atenção no longo prazo do que na volatilidade das condições do curto prazo”, disse em notas preparadas para a cimeira. “Contudo, se os outros não começarem a investir igualmente em novos projectos de expansão de capacidade, poderemos assistir dentro de dois a três anos a um outro pico igual ou pior ao que testemunhámos em 2008”.

Para este responsável, o preço baixo do petróleo e a fraca procura desencorajaram o investimento em projectos de energia, um problema agravado pelos elevados custos de desenvolvimento e por um mercado de crédito apertado.

Bruxelas vai fixar critérios comuns para fortalecer supervisão dos bancos

in publico.pt

Novo regulamento financeiro discutido em Junho no Conselho Europeu
Bruxelas vai fixar critérios comuns para fortalecer supervisão dos bancos
25.05.2009 - 11h19
Por : Marlene Carriço
O Conselho Europeu de Junho vai tentar vencer as reticências do Reino Unido e aplicar uma nova norma de supervisão dos bancos já em 2010, adiantando-se assim aos Estados Unidos na corrida para o novo regulamento financeiro.

A Europa quer adiantar-se aos Estados Unidos na corrida para o novo regulamento financeiro, um dos grandes buracos que explica a crise que já se arrasta ao longo de quase dois anos. A Comissão Europeia pretende reforçar os seus sistemas de vigilância e de controlo, depois dos fracassos das regras financeiras terem reforçado a crise global.

A Comissão irá apresentar esta semana os dois pilares da futura monitorização, um organismo que irá avaliar os riscos sistémicos das finanças europeias (Conselho Europeu de Risco Sistémico), e uma segunda entidade (Sistema Europeu de Supervisores Financeiros) que irá fortalecer, consolidar e tornar obrigatórios critérios comuns e padrões mínimos para inspecções de bancos, seguros e valores mobiliários.

Esta será uma proposta de política a ser discutida no próximo Conselho Europeu, em meados de Junho. O objectivo é reconduzir a relutância do Governo britânico, que se recusa a aceitar as normas comuns para todos os países. Londres considera que cabe às suas autoridades fixar os critérios de inspecção dos seus corpos, apesar do mau desempenho na gestão da própria crise.

A comunicação será apresentada em Bruxelas, na quarta-feira, reunindo as recomendações do Grupo de peritos de Alto Nível, liderado por Jacques de Larosière, que foi encomendado pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, segundo o site do "elpaís".

Centro de fusão nuclear inaugurado na Califórnia quer obter energia ilimitada até 2040

In Publico.pt

Projecto custou 3,5 mil milhões de dólares
Centro de fusão nuclear inaugurado na Califórnia quer obter energia ilimitada até 2040
29.05.2009 - 21h38 Nicolau Ferreira


A inauguração oficial do novo centro de fusão nuclear decorreu hoje no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Depois de quinze anos de construção, mais sete anos do que o previsto e um custo total de 3,5 mil milhões de dólares (2,48 mil milhões de euros), quase o triplo do que se esperava, os EUA tem agora o mais potente centro do mundo para conseguir produzir energia ilimitada.

“Se a energia por fusão resultar vai haver um fornecimento ilimitado de energia sem carbono associado, que não é sensível à geopolítica” disse ao diário "New York Times" Ed Moss, director do projecto do National Ignition Facility. O plano é que a central comece a fazer os testes em 2010 e aperfeiçoe a tecnologia até 2040.

A fusão nuclear tem sido uma das maiores esperanças do mundo para se obter energia ilimitada e mais limpa. O objectivo é reproduzir os processos químicos que têm lugar dentro das estrelas. Através de lasers, os técnicos do novo centro vão injectar energia numa pequena esfera de hidrogénio – com o diâmetro de um cabelo – para aquecê-lo até vários milhões de graus.

A esta temperatura os átomos de hidrogénio conseguem fundir-se e transformam-se em hélio, o segundo elemento da Tabela Periódica. Durante o processo é libertada uma quantidade significativa de energia, como acontece nas estrelas, bastante mais limpa do que a energia nuclear convencional. Já se conseguiu a fusão nuclear, mas até agora gastou-se mais energia do que a que se retirou do processo. A National Ignition Facility quer inverter isso.

Já existem grandes números associados à fusão – um deles diz que um quilómetro cúbico de água será suficiente para termos a energia equivalente às reservas de petróleo mundial. Mas há quem defenda que este projecto não tem sido mais do que um gasto de dinheiro dos contribuintes norte-americanos.

Mesmo os que estão do lado do centro, têm reservas. “Eles fizeram progressos”, disse ao "New York Times" Roy Schwitters, físico da Universidade do Texas, que lidera o painel federal que acedeu às instalações antes de estarem prontas. “A ignição pode até ser possível. Mas ainda há muito para aprender.”

Na inauguração iam estar mais de 3500 pessoas, entre as quais o secretário de Estado para a Energia, Steven Chu, e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O que fazer no Luxemburgo #004 - semana 23 & 24 de 2009

in radiolatina.lu

Agenda Associativa


Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
100% Tugas festejam 5° aniversário com Jantar de Solidariedade
Torneio Inter Ilhas em Neudorf dias 30 e 31 de Maio
Baile no café Central em Rumelange animado pelo duo Pai & Filha
Baile na sede dos Lusitanos
R.F. Mocidade Portuguesa do Luxemburgo sopra 26 velas
F.C. Cebra e os Bracarenses organizam festa
A. Portuguesa e Walferdange e os Solidário do Luxemburgo promovem jantar de solidariedade
Festa ao ar livre e baile no Centro Cultural de Wormeldange
Festa Portuguesa de Pentecostes em Steinfort com o cantor Toy
Cantor caboverdiano, Gil Semedo, regressa ao Luxemburgo
Leandro em concerto, dia 30 de Maio, em Belvaux

Bloco Informativo

Corrida de Stock-Cars em Schuttrange
III Encontro Anual dos Bóinas Verdes no Luxemburgo, dia 7 de Junho

Agenda Cultural

New Orleans meets Luxembourg 2009
Danz Festival Leztebuerg - dança
Layatharanga - fusão entre Índia e Flamenco
Mamady Keita - concerto
"O Macaco Que Queria ser Gente" no IC
Fotos de Manuela Vaz no IC

sábado, 30 de maio de 2009

A Estratégia mantem-se.... e a táctica também: e o resultado final?

In diarioconomico.pt

Zapatero elogia acção de Sócrates na Europa

O primeiro-ministro de Espanha fez rasgados elogios à acção de José Sócrates ao nível europeu, definindo-o como um político "progressista" e "respeitado".

José Luís Zapatero, que falava ontem no comício de arranque da campanha do PS para o Parlamento Europeu, em Coimbra, considerou ainda que a União Europeia "deve muito" às últimas duas presidências portuguesas.

"Portugal é um país que sinto no meu coração", acrescentou o líder socialista espanhol.

Revigorar a Economia Portuguesa: uma sugestão

in diarioeconomico.pt

Angelina Jolie tem pressa de encontrar casa em Portugal

A actriz de "Tomb Rider" revelou que já começa a ficar farta da vida frenética dos Estados Unidos e quer vir viver para Portugal.

Casada com o actor Brad Pitt, com quem tem seis filhos, a actriz tem intenções de os criar no Algarve.

Segundo uma fonte contactada pelo 'site' ianundercover.com a actriz está interessada em comprar uma casa na zona de Lagos.

"Ela adora Portugal e quer criar os filhos lá", disse fonte próxima da actriz.

Um elogio de vez em quando não fica mal: válido para trabalo ou vida pessoal

in diarioeconomico.pt

Sou viciada em elogios. Este estado de alma não é nem apelativo nem maturo nem produtivo. Apesar disso, anseio, suspiro por elogios. Quando não os recebo mergulho numa profunda apatia.

Mas quando recebo passo-os a pente fino para aferir da sua qualidade e sempre que sobrevivem ao crivo da análise sou invadida por uma breve "euforia do elogio". Nesses casos, quero mais. Preciso de mais elogios. Sendo o meu apetite insaciável, parto do princípio que o elogio é a melhor resposta aos problemas de gestão, especialmente no momento que hoje vivemos no ciclo económico, em que as empresas não se podem dar ao luxo - nem à insensatez - de recompensar os seus colaboradores pagando-lhes melhores salários.

Infelizmente, as coisas não são assim tão simples. Na semana que passou, uma amiga ligou-me a dizer que se sentia triste e desmotivada. No dia anterior, o chefe chamou-a ao gabinete e lançou uma "bomba", que estoirou à sua frente e a deixou apavorada. Passo a explicar. Primeiro, felicitou-a por parte do seu trabalho - por sinal a mais fácil de desempenhar - e, depois, elogiou-lhe a dedicação. Confessou-me com amargura que ser elogiada pela dedicação só tinha paralelo com um elogio à pontualidade. Ambos são maus.

7ème Diner de la Confrérie des Financiers Lusitaniens au Luxembourg, le jeudi, 28 Mai

Chers confrères, chers amis, chers collègues, chers membres de la communication sociale,

Nous vous informons de la réalisation du 7ème Diner de la Confrérie des Financiers Lusitaniens au Luxembourg, tenu en langue portugaise, qui aura lieu le jeudi, 28 mai à 20:00, au restaurant gastronomique Jordão www.restaurantjordao.lu 20 rue du Curé L-1368 Luxembourg.

Le sujet abordé lors du dîner-thématique du mois de Mai: "L'éthique dans le secteur financier"

Intervenants:

M. Vitor Caldeira, président de la Cour des Comptes Européenne

"C'est une réflexion sur un éventuel nouveau paradigme éthique pour le secteur financier, qui met l'accent non pas sur la question de dilemmes éthiques dans un cadre de référence ou d'organisation professionnelle, mais sur la question de savoir comment utiliser au mieux les possibilités de transformer les cadres de référence, ou organisation afin d'utiliser l'argent pour construire un développement plus durable et plus juste. Il ne s'agit pas tant de savoir si certaines pratiques dans le secteur financier sont bonnes ou mauvaises, ce que devrait ou ne devrait pas se passer dans le secteur financier dans contexte donné, mais plutôt de la façon dont le secteur financier peut contribuer à construire un monde plus solidaire, responsable et durable dans l'avenir."

M. Cristovão S. Marinheiro, chercheur à l'Université du Luxembourg

"L'éthique des affaires revu à la lumière de la philosophie de la coupe. La récente «crise de confiance», a confirmé ce que les marchés ont (in)consciemment supprimé: le négoce dépend de valeurs qui ne sont pas négociables. Les notions de confiance, d'honneur, le service sont de retour dans les médias, après plusieurs siècles de silence. Nous proposons comme une solution possible à cette crise de confiance (re)mettre en place «l'art de la discrétion" développé dans la péninsule ibérique au XVI et XVII."

Père Belmiro Nariño, philosophe

"Une invitation à revoir les "4 vertus cardinales", qui ont été abordés par Eschyle, dans "Les Sept contre Tebas", comme la charnière de toute la vertu humaine: la prudence, le bon discernement ; la justice, le dû à la personne, à la société, à l'environnement ; la force, le courage, sans déviations de circonstance ; la tempérance, la plus ancienne définition de «l'intelligence émotionnelle»."

La Confrérie des Financiers Lusitaniens du Luxembourg

Le projet de la Confrérie existe depuis quelques années au Portugal, en tant que réseau de partage constitué par des personnes travaillant dans le domaine financier: banque d’investissement, détail, brokers, gestion d’actifs, banque privé…, mais c’est au sein des communautés portugaises (Paris, Londres et Luxembourg) que ce groupe informel a pris de l'importance et de l'élan, en rassemblant des professionnels du secteur financier, mais pas seulement...

Au Luxembourg la Confrérie « hisse le drapeau » d'un projet qui s’adresse aux lusophones, luso-descendants ou lusophiles», dans ce dernier groupe, nous y comprenons tous ceux qui s'intéressent à la langue et à la culture portugaises.

Renforcer, tisser et alimenter les liens qui unissent les professionnels d’un secteur si vaste sans oublier tous ceux qui par affinité, intérêt et souhait, indépendamment de leur domaine d’activité, peuvent nous rejoindre pour passer un agréable moment, c’est la philosophie du projet.

Créer une pépinière de compétences, en combinant l'expérience, les compétences, les horizons académique et le rôle de ces membres dans la société, au service de la Communauté, en vue d’une responsabilité sociale et d’une citoyenneté active sont les objectifs de ce projet.

Les dîners à thème qui se sont tenus sur une base mensuelle (Entrepreneuriat en mars, Intelligence Émotionnelle en avril et Éthique dans le secteur financier en mai), démontrent la capacité de la Confrérie des Financiers à traiter des questions juridiques, réglementaires, de gestion et autres ainsi que la prédisposition de ses membres à participer à des initiatives de nature sociale, à titre bénévole.

Le Grand-Duché est un pays privilégié où les initiatives sont ancrées sur le dialogue multiculturel et la recherche de synergies entre les personnes et les institutions font partie de la genèse de son histoire, et la Confrérie des Financiers Lusitaniens du Luxembourg fait partie de cette dynamique.

Tocar de Ouvido 09

Festival Internacional de Música de Évora
18, 19, 20 de Junho de 2009

O "Tocar de Ouvido" é, cada vez mais, a grande festa dos instrumentos tradicionais!
Além da formação, com oficinas, exposições e debates, este ano há também grandes concertos!
E os artistas vão orientar oficinas, partilhando técnicas com os participantes do Tocar de Ouvido. As pré-inscrições já estão abertas!


tudo em http://www.tocardeouvido.com/
Concertos | Oficinas | Colóquios | Documentários | Exposições
P R O G R A M A C O M P L E T O E M A N E X O

FORMADORES DAS OFICINAS
concertina/trikitixa Artur Fernandes e Kepa Junkera
gaita-de-fole Joaquim Roque e Francisco Pimenta
pandeireta e canto galego Felisa Segade (Leilía)
voz Juçara Marçal e Sandra Ximenez (A Barca)
violão brasileiro e composição Chico Saraiva (A Barca)
rabeca Thomas Rohrer (A Barca)
pandeiro e ritmos brasileiros Ari Colares (A Barca)
percussão corporal Marcelo Pretto (A Barca)
miixer Bitocas

GRANDES CONCERTOS
Quinta 18 Dazkarieh (Portugal) + Sara Tavares (Cabo Verde / Portugal)
Sexta 19 A Barca (Brasil) + Rabih Abou Khalil e Ricardo Ribeiro (Líbano / Portugal)
Sábado 20 Leilía (Galiza) + Kepa Junkera (País Basco)

sábado, 23 de maio de 2009

Morcheeba na Queima das Fitas de Évora

in destak.pt
21 | 05 | 2009 20.43H

A banda britânica Morcheeba e os portugueses Rui Veloso, Buraka Som Sistema, Moonspell e José Cid são alguns dos cabeças-de-cartaz da Queima das Fitas de Évora, que começa sexta-feira, com um orçamento de 250 mil euros.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

«Este é o melhor cartaz de sempre da Queima das Fitas de Évora», que termina dia 31, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, António Gualdino.

Uma das novidades deste ano é o regresso da festa dos estudantes ao campo de futebol do Colégio do Espírito Santo, principal edifício da universidade, de onde tinha saído há cinco anos.

«Era uma vontade nossa mudar de local e este ano conseguimos, porque o edifício do Espírito Santo é o símbolo da nossa universidade. É um regresso a casa», disse.

Considerando que «é o melhor cartaz na relação qualidade/preço», António Gualdino revelou que «os preços dos bilhetes mantêm-se iguais aos do ano passado», oscilando entre dois e os 13 euros, com entrada gratuita na quarta-feira, dia da actuação de tunas académicas.

Terrakota, Quim Barreiros, Tara Perdida e Rita Redshoes são outros dos grupos que vão actuar na Queima das Fitas de Évora, que se inicia sexta-feira à noite com a “Monumental Serenata” nos claustros da universidade.

O programa da Queima das Fitas inclui ainda actividades desportivas, uma garraiada académica e o tradicional cortejo académico.

O que fazer no Luxemburgo #003 - semana 22 & 23 de 2009

in radiolatina.lu

Agenda Associativa

Festa ao ar livre e baile no Centro Cultural de Wormeldange
Águias Boavista organiza almoço-convívio na sua sede
Festa Portuguesa de Pentecostes em Steinfort com o cantor Toy
Cantor caboverdiano, Gil Semedo, regressa ao Luxemburgo
Leandro em concerto, dia 30 de Maio, em Belvaux
Espectáculo, em Walferdange, com o cantor Luís Portela
Sporting Etoile du Sud organiza baile
4° edição da Grande Maratona do Luxemburgo com o C.A.S.A.

Bloco Informativo

Último jogo do Campeonato: RM Hamm Benfica/ Rumelange no estádio de Cents
1° edição do concurso Mini Play Back Show
Missa e Procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima em Steinfort
8° Piquenique das Comunidades Lusófonas, dia 24 de Maio, em Bonnevoie


Agenda Cultural

Conto tradicional, ilustrado, apresentado segunda-feira
Propostas para este sábado
"O Macaco Que Queria ser Gente" no IC
Fotos de Manuela Vaz no IC
Três exposições no MUDAM

Governo aprova reforma do Instituto Camões

in radiolatina.lu

O Governo aprovou quinta-feira a reestruturação do Instituto Camões, através da integração da rede de todos os graus de ensino da língua portuguesa no estrangeiro e com a concessão de maior autonomia financeira para reforço das receitas próprias.

No Conselho de Ministros, os objectivos inerentes aos três decretos de reforma do Instituto Camões foram apresentados em conferência de imprensa pelos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Cultura, Pinto Ribeiro.

"Com esta reforma pretendemos uma nova estratégia para valorizar e afirmar o papel da língua portuguesa no mundo, tendo uma vocação universal", declarou Luís Amado.

"A reestruturação permite ao Instituto Camões integrar as redes de ensino de português no estrangeiro de forma mais eficaz. O Instituto Camões tinha até agora apenas a responsabilidade da tutela e da gestão da rede de Ensino Superior, dos leitorados, havendo um conjunto vasto de instituições de promoção do ensino do português (pré-escolar, básico e secundário) que tinham a sua tutela no Ministério da Educação", justificou o titular das pastas de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Segundo Luís Amado, com esta dispersão de tutela, verifica-se uma dificuldade de racionalização dos recursos aplicados à promoção da língua portuguesa.

"Agora integramos as redes de ensino de português dos vários níveis, de forma a aproveitar melhor os recursos e a dar nova racionalidade estratégica á política da língua no estrangeiro", frisou.

Ainda de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, a reforma permitirá também uma maior articulação com a rede dos centros culturais.

"Haverá uma visão de conjunto dos meios que estão à disposição do Instituto Camões para a promoção da língua e para a acção cultural externa", sustentou, antes de salientar que, pela primeira vez, o instituto se "abrirá no processo de decisão política".

"Sob tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o instituto será coadjuvado por um conselho estratégico que terá a voz dos ministérios da Educação e da Cultura. Este conselho estratégico passará a ter um papel decisivo na definição das orientações e planeamento da actividade, tendo a participação directas dos ministérios da Educação e da Cultura", apontou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Ainda de acordo com Luís Amado, a reestruturação também tem uma componente de reforma da gestão financeira, alargando a autonomia do instituto neste campo.

"O Instituto Camões poderá evoluir para um modelo de gestão mais ambicioso na captação de recursos e de receitas próprias", defendeu Luís Amado, antes de o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, também realçar o papel que terá o Ministério da Ciência e Ensino Superior no novo modelo do Instituto Camões.

Já o ministro da Cultura acentuou que a reforma de trata de "um passo importante" para uma maior afirmação da língua portuguesa no mundo.

"Esta reforma da rede de centros culturais e a integração de todo o ensino do português no estrangeiro é resultado da compreensão pelo Governo da horizontalidade e transparência inerente à política de língua. A língua só pode ser defendida em função da compreensão de que existem 250 milhões de falantes do português", referiu o ministro da Cultura.

Pinto Ribeiro disse que a reforma teria de ser coordenada do ponto de vista estratégico pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, integrando as contribuições dos ministérios da Cultura e da Educação.

"Também a senhora ministra da Educação, que esteve ausente do Conselho de Ministros, está motivada e contente com esta reforma. Daqui a pouco tempo, quando for feita uma primeira avaliação desta reforma, esperamos que se continuem a dar passos no domínio da política da língua, não apenas ao nível do Instituto Camões", acrescentou.

(Lusa)


Advogado português arranja emprego no Second Life

in ionline.pt

O Second Life já contava com um gabinete virtual de uma comissária europeia e com a livraria do Congresso americano. Agora oferece oportunidades de emprego
João Cordeiro dos Santos é advogado e é um das pessoas que consegiu emprego através do ambiente virtual e tridimensional que simula a vida real. Recorrendo a um avatar (figura animada que representa a pessoa que a comanda através do computador), João trocou informações em tempo real com os funcionários de várias empresas que tinham pavilhões virtuais na feira de trabalho virtual do Second Life e, passados três meses, recebeu um e-mail da Vistra a perguntar se ainda estava disponível. "Disse que sim e pedi-lhes para me pagarem um bilhete de avião numa companhia 'lowcost' e a estadia num hotel barato. Eles aceitaram, eu apanhei um avião no Porto e, chegado ao Luxemburgo, fui submetido a uma entrevista de três horas", contou à Lusa. Ficou com o lugar na Vistra - empresa na área de planeamento fiscal internacional e na constituição de empresas, que presta serviços a multinacionais, investidores e empresários - e manteve-se no cargo.
Um ano depois, em Abril, "extinguiram o posto, devido à conjuntura de crise internacional". De novo disponível, João Santos aposta agora noutro espaço digital, o LinkedIn, uma rede de negócios criada em Dezembro de 2002 que tem mais de 30 milhões de utilizadores registrados. "Soube que ia ficar sem emprego numa segunda-feira. Na quinta-feira actualizei o meu perfil do LinkedIn e, nessa mesma tarde, comecei a receber contactos de caça-talentos: de uma empresa de Dublin, de outra em Londres e de uma no Luxemburgo".

Redes sociais afirmam-se como bons "centros de emprego"

in publico.pt

22.05.2009 - 11h16 :, Helena Freitas/Lusa
O advogado em início de carreira João Cordeiro dos Santos tinha 36 anos celebrados há cinco dias quando, a 28 de Novembro de 2007, ligou o portátil para participar numa feira de trabalho virtual na plataforma Second Life.

"Estava um bocado reticente, não fosse tratar-se de alguma brincadeira, mas fiquei agradavelmente surpreendido com as empresas que tinham pavilhões na feira: o banco Dexia, a seguradora Lombard ou a empresa de recrutamento Manpower", explicou à Lusa, a partir do Luxemburgo, onde está a trabalhar desde 14 de Abril de 2008, na sequência de contactos estabelecidos nesse certame digital.

Na feira, intitulada Working Worlds e que naquela edição era orientada para o Luxemburgo, João Santos estabeleceu três contactos, "um dos quais viria a gerar uma oportunidade real de trabalho" que levou o jovem licenciado na Universidade Moderna de Lisboa a ingressar na empresa Vistra como consultor jurídico.

Descrevendo o processo, João Cordeiro dos Santos, que soube da feira digital pela rede profissional Xing, apresentou o certame como "estar dentro da FIL mas num ambiente completamente virtual".

Recorrendo a um avatar (figura animada que representa a pessoa que a comanda através do computador), João trocou informações em tempo real com os funcionários de várias empresas que tinham pavilhões virtuais na feira do Second Life e, passados três meses, recebeu um e-mail da Vistra a perguntar se ainda estava disponível.

"Disse que sim e pedi-lhes para me pagarem um bilhete de avião numa companhia 'lowcost' e a estadia num hotel barato. Eles aceitaram, eu apanhei um avião no Porto e, chegado ao Luxemburgo, fui submetido a uma entrevista de três horas", contou à Lusa.

Ficou com o lugar na Vistra - empresa na área de planeamento fiscal internacional e na constituição de empresas, que presta serviços a multinacionais, investidores e empresários - e manteve-se no cargo até que, um ano depois, em Abril, "extinguiram o posto, devido à conjuntura de crise internacional".

De novo disponível, João Santos aposta agora noutro espaço digital, o LinkedIn, uma rede de negócios criada em Dezembro de 2002 que tem mais de 30 milhões de utilizadores registados.

"Soube que ia ficar sem emprego numa segunda-feira. Na quinta-feira actualizei o meu perfil do LinkedIn e, nessa mesma tarde, comecei a receber contactos de caça-talentos: de uma empresa de Dublin, de outra em Londres e de uma no Luxemburgo", contou à Lusa, explicando que ainda aguardar outras ofertas para se decidir.

O consultor alertou, a propósito, que "actualmente também já há caça-talentos portugueses no LinkedIn", pelo que quem estiver à procura de emprego qualificado "pode tirar muito proveito desta rede, que ainda é pouco popular, muito executiva mas funciona".

Arranjar trabalhos sem “cunhas”

As redes profissionais online permitiram-lhe "ter experiência e dar um novo alento à carreira sem recorrer a ‘cunhas’ ou a padrinhos e sem fazer parte de organizações ou grupos de pressão", sublinhou, acrescentando que está a gerir a carreira a nível internacional "sem ter Portugal nos planos".

"O mercado de emprego português trata muito mal os licenciados e quem tiver o mínimo de inteligência sai de Portugal, podendo aproveitar as novas tecnologias para o fazer", reiterou o consultor, dando o exemplo de outras redes que começam a ser exploradas por portugueses.

"Há funcionários da Qimonda a colocarem perfis na rede Xing. E não são nem um, nem dois", garantiu, acrescentando que "estão a fazê-lo porque a Qimonda foi à falência e eles vão precisar de encontrar soluções para as suas carreiras a breve prazo".

Certo de que o futuro de muitos profissionais pode passar por este tipo de redes, João Cordeiro dos Santos afirma-se disponível para "ajudar graciosamente qualquer pessoa que queira colocar o perfil no LinkedIn".

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Governo espanhol condecora realizadores do programa Elbalcón da Rádio Latina

in radiolatina.lu

Os três realizadores do programa Elbalcón da Rádio Latina, que vai para o ar às segundas-feiras a partir das 20h00, foram distinguidos pelo Governo espanhol, pelo trabalho em prol do país e das culturas hispânicas, no quadro da referida emissão radiofónica.
Miguel Betegón, Xavier Valeri e Javier Coto, receberam terça-feira a Grã Cruz da Ordem de Isabel a Católica, das mãos do Embaixador de Espanha no Luxemburgo, de quem partiu a propostas para esta distinção.

Naval 1º de Maio - Digressão pelo Luxemburgo encerra temporada

in abola.pt
A Naval vai encerrar a temporada com digressão pelo Luxemburgo. A convite da Comissão de emigrantes do concelho da Figueira da Foz, o clube foi convidado a deslocar-se àquele país, onde disputará dois jogos.

No dia 30, sábado, haverá jogo de 45 minutos com o FC Tricolore Gasperich, enquanto para o dia seguinte haverá aquele que poderá ser considerado o encontro de gala, diante do FC RM Hamm Benfica, em que o vencedor arrecadará a Cup BCP.

De salientar que esta será a segunda vez que a equipa de futebol da Naval vai estar em digressão fora de Portugal, depois de em 1978 ter marcado presença nos Estados Unidos.

sábado, 16 de maio de 2009

A special report on international banking - The revolution within

in economist.com

May 14th 2009
From The Economist print edition

The way banks manage risk—including how they reward managers for taking it—will change greatly


Illustration by R. Biesinger

Receitas Rápidas Solidárias

Quem quer colaborar num projecto simples?

Ideia
Incrementar a popularidade do Blog de Culinária para que as receitas futuras aí conseguidas através da publicidade veiculada revertam a favor da Associação dos Amigos da Ludoteca de Évora;

O que fazer
  1. divulgar o Blog de Culinária o mais que puderes;
  2. contribuir com receitas para o Blog (será colocada inicialmente uma receita por semana no blog);
Actualmente
O blog já conta com cerca de 60 receitas originais e de fontes diversas devidamente identificadas.
Conta ainda com cerca de 11.000 visitantes.

Link para o Blog de Culinária

O que fazer no Luxemburgo #002 - semana 21 & 22 de 2009

In radiolatina.lu

Agenda Associativa


Baile no Café Benfica em Dudelange
4° edição da Grande Maratona do Luxemburgo com o C.A.S.A.
Festividades do 25° aniversário do FC Estrela da Amadora
Missa e procissão de velas na Igreja de Saint Barthelemy
Luxemburgo será palco de dois concertos de Angélico

Bloco informativo

Encontro anual de ex-páraquedistas no Luxemburgo
8° Piquenique das Comunidades Lusófonas, dia 24 de Maio, em Bonnevoie
Comité Miss Cabo Verde no Luxemburgo organiza concurso de Playback
Missa e procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, em Dudelange
Associação Ami Ku Nhos festeja o 13 de Maio da Assomada em Cabo Verde, com uma missa e jantar
Missa e Procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima em Grevenmacher

Agenda Cultural

Fotos de Manuela Vaz no IC
Concerto na Philharmonie a favor de crianças desfavorecidas
Hugo Canoilas na colectiva "Landscape"
Três exposições no MUDAM

Évora, Município de Abril - por Abílio Fernandes

Évora, Município de Abril

Ainda a gripe... suína

Peregrinação a Wiltz é já no dia 21 de Maio

in netpaper.lu

A anual peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Fátima de Wiltz realiza-se uma vez mais este ano.

"Na senda da vida" é o tema da peregrinação deste ano que contará com a presença do arcebispo do Luxemburgo, Fernand Franck, do bispo da Guarda, Manuel Felício e de outros padres luxemburgueses e de distintas comunidades linguísticas do país e da região.

O programa deste ano começa às 14 horas com oração na igreja de Niederwiltz. A procissão para o santuário começa às 14:30.

A organização este ano vai recolher fundos para ajudar a construir uma escola no Haiti. Assim, apela-se a que os fiéis em vez de flores façam donativos do mesmo valor para ajudar as crianças daquele país.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

...no ano passado
Peregrinos rumam a Wiltz

“Decorre quinta-feira a 39ª edição da Peregrinação a Nossa Senhora de Fátima em Wiltz. …Por contingências do calendário, a Quinta-feira da Ascensão coincide este ano com o 1° de Maio, Dia do Trabalhador.”

Mas o curioso está em saber o porquê de Fátima em Wiltz. Parece que durante o período da segunda guerra mundial o santuário de Fátima enviou a imagem da nossa senhora para diversas frentes de batalha, uma delas, salvo imprecisão era mesmo Wiltz.

A chegada da nossa senhora coincidiu com o facto que hoje ainda se reflecte muito na sociedade local: a cidade nunca foi bombardeada.

Enfim, pormenores que enriquecem o nosso saber, alimentam fés e porque não fomenta a ideia de uma comunidade, a portuguesa no Luxemburgo, a tal que já não está hermeticamente fechada em 4 paredes, imagem que se criou de cidades, vilas e aldeias com 99,9% de população oriunda de Portugal.

Segredo do F.C. Porto é “escolher os melhores e dar-lhes cobertura”

in diarioeconomico.pt

O país conhece o homem e o seu estilo. Mas será Pinto da Costa um exemplo no que toca a métodos de boa gestão? Os conhecedores não hesitam no “sim”.

Na última semana, o Futebol Clube do Porto (FCP) conquistou o segundo ‘tetra' (quatro campeonatos consecutivos) da história do clube. Soma 17 títulos ganhos nos últimos 25 anos. O domínio é quase absoluto no futebol nacional, e já se estendeu à Europa, com a conquista de uma Taça UEFA, duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais.

Sindicatos juntam-se contra desmantelamento social

in radiolatina.lu

“Juntos contra o desmantelamento social”, “Pelos nossos empregos”, “Pelo nosso poder de compra”, “Pela nossa segurança social”, “Não toquem no index, nos salários e nas pensões”. Estas são algumas das palavras de ordem que se vão ouvir este sábado nas ruas da capital.

OGBL, LCGB, CGFP, ALEBA, FNCTTFEL, FGFC, e SYPROLUX juntaram-se para organizar a que pretendem ser a maior manifestação dos últimos anos.

Face à crise e tendo em conta as propostas de algumas associações patronais, as organizações sindicais luxemburguesas juntam-se a partir das 15h15 na Praça da Gare, de onde seguem pela Avenida da Liberdade, Ponte Adolfo e Boulevard Roosevelt, até à Praça da Constituição. Junto à “Gëlle Fra”, vão discusar Jean-Claude Reding (OGBL e FNCTTFEL), Romain Wolf (CGFP e FGFC), Robert Weber (LCGB E SYPROLUX) e Marc Glesener (ALEBA).

Para além dos locais pelos quais vai passar a manifestação, as ruas adjacentes vão estar também encerradas ao trânsito. São os casos das seguintes ruas: Rua Mercier, Rua do Commerce, Rua do Fort Wedel, Rua de Reims, Rua d’Epernay, Rua Joseph Junck, Rua Jean Origer, Rua do Fort Bourbon, Rua do Fort Elisabeth, Rua Zithe, Rua Dicks, Rua do Plébiscite, Rua Schiller, Rua da Greve, Rua Goethe (parcialmente), Boulevard de la Pétrusse (parcialmente) e Rua Notre-Dame.

domingo, 10 de maio de 2009

Stoemp

Ontem conheci o Stoemp no restaurante "la roue d'or" na rue des chapeliers em Bruxelas.

A receita podem consultá-la no blog de culinária.

Stiglitz responde aos leitores do Económico

in diarioeconomico.pt

O Nobel da Economia em 2001, Joseph Stiglitz, esteve hoje em Lisboa e respondeu a uma das várias perguntas que os leitores do Económico enviaram ao longo do último mês. Veja aqui a resposta.

  • A pergunta seleccionada pelo Económico foi: "Considerando que as agências de ‘rating' falharam a soar o alarme quando a crise começou a emergir, considera que elas devem manter o seu papel actual ou entende que devem ser impostas alterações"?
  • Stiglitz respondeu:

"As agências de 'rating' acreditavam que os bancos de investimento eram financeiramente saudáveis.

Na Idade Média havia a noção de que se podia criar riqueza convertendo metal em ouro. As agências de 'rating' acreditaram numa nova alquimia: converter créditos hipotecários de má qualidade em instrumentos com bons 'ratings' para vender a fundos de pensões. Foi uma ideia estúpida.

Em 1992, previ que a securitização acabaria em desastre, porque estavam a ser cometidos erros. Um deles foi subestimarem a correlação entre os activos.

Outro problema foi que as agências de ‘rating' disseram que os preços nunca caem. Mas os preços caem. Subestimaram este risco.

Uma das razões que leva as pessoas a pensar que as agências falharam foram os incentivos errados. Um dos problemas é que são pagas pelas entidades a que atribuem ‘ratings'. Pior do que isso, as agências também prestaram serviços de consultoria onde explicavam como se podia obter um bom ‘rating' e cobravam por isso. Todo o sistema era uma fraude.

Mas o problema real foi a credibilidade dada às agências de 'rating' pelos governos, bancos, fundos de pensões e outros investidores. Quase que as consideravam como uma agência governamental. Era como pedir à Federal Drug Administration (reguladora do sector farmacêutico nos EUA) para classificar e dizer que determinado medicamento é seguro e ser paga pela empresa que o produz. Ninguém iria confiar nesse sistema.

Uma das ideias que estamos a debater nos EUA é a criação de um centro que analise a segurança dos produtos financeiros. Não para atribuir um ‘rating', mas para dizer se determinado produto é seguro e se faz o que é suposto fazer".

Luxemburgo: Polícias confiscam bloco de notas e ficheiro de computador em jornal português

Lisboa, 08 Mai (Lusa) - Dois polícias, acompanhados por um técnico em informática, estiveram na quinta-feira na redacção do Contacto, semanário português publicado no Luxemburgo, de onde levaram um bloco com notas de reportagem e o ficheiro de um computador.

Segundo disse à Agência Lusa, em contacto telefónico, o chefe de redacção do jornal, José Correia, inicialmente os dois agentes informaram que o Contacto tinha violado a Lei de Imprensa ao divulgar nomes de dois menores numa reportagem publicada em Dezembro, relativamente aos casos de uma rapariga e um rapaz retirados à respectivas famílias e colocados num internato.

Pediram uma cópia do referido artigo em suporte informático e daí a pouco apresentaram um mandado passado por um juiz para uma busca à redacção e a apreensão do bloco de notas da reportagem.

Já na sala de redacção, o técnico que acompanhava os agentes descarregou para uma “pen” ficheiros do computador do jornalista que fez a reportagem, a quem foi também exigida a entrega do bloco de notas.

José Correia disse à Lusa que esta acção da polícia luxemburguesa, além de pôr em causa a protecção das fontes é “desproporcionada” face à reportagem em causa, de que resultou uma queixa do assistente social envolvido no caso dos dois menores por alegada “difamação e calúnia”.

O chefe de redacção do Contacto alegou que a lei de imprensa luxemburguesa proíbe buscas em redacções e no domicílio dos jornalistas, excepto em caso de tráfico de estupefacientes, terrorismo, branqueamento de dinheiro ou risco para a segurança do Estado, assuntos que nada têm a ver com a reportagem em causa.

Na segunda-feira, os advogados do jornal irão solicitar à Justiça a anulação do mandato e a devolução do bloco de notas e dos ficheiros retirados do computador.

“O caso deverá ser objecto de investigação para evitar a sua repetição”, afirmou ainda José Correia, considerando que estas actuações da polícia “são raras, senão inéditas” no Luxemburgo e devem ser travadas quanto antes.

Os Repórteres Sem Fronteiras, a Federação Europeia de Jornalistas e três sindicatos luxemburgueses já se solidarizaram com os jornalistas do semanário Contacto e condenaram a acção policial, que atenta contra o direito daqueles profissionais de protegerem as suas fontes.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sarau com tema alusivo ao 1º de Maio


Amanhã manifestamo-nos com um sarau cujo tema será alusivo ao 1º de Maio. Mais vale tarde que nunca...

Proposta culinária
- entradas: composta por enchidos e queijos variados
- entrada principal: o petisco rei, uma boa moelada feitas à moda caseira
- entrada com jeitos de saida: fruta amiga do ambiente, que não foi colhida na Austrália, congelada no Japão, expedida para Portugal e distribuida pela Europa!!

Proposta Literária:
- poema ou outro texto literário sobre o 1º de Maio

Proposta Musical ao jeito de Chill Out:
- rodrigo leão?
- Paris St Germain?
- Budha Bar?
- Portal do Reggae?
- A música do Cartaz de Espectáculos da Latina?
- ou para completar o cenário: cantores de intervenção....

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

SONETO DO TRABALHO
-
Das prensas dos martelos das bigornas
das foices dos arados das charruas
das alfaias dos cascos das dornas
é que nasce a canção que anda nas ruas.
-
Um povo não é livre em águas mornas
não se abre a liberdade com gazuas
á força do teu braço é que transformas
as fábricas e as terras que são tuas
-
Abre os olhos e vê. Sê vigilante
a reacção não passará diante
do teu punho fechado contra o medo.
-
Levanta-te meu povo. Não é tarde.
Agora é que o mar canta é que o sol arde
pois quando o povo acorda é sempre cedo.
-
Poema retirado do livro "Vinte anos de poesia" do poeta José Carlos Ary dos Santos

Strasbourg


Estrasburgo recomenda-se vivamente: é uma cidade verdadeiramente romântica. É muito fácil perder-se numa daquelas praças e deixar-se estarrecer lá por breves instantes, ou talvez num dos bancos à beira rio ....

Onde comer:
www.letirebouchon.fr
www.restaurant-eden.com

Não se preocupem com as calorias, a cidade convida a percorrer com minucia todas as ruas do centro istórico classificado de Património Mundial pela UNESCO.

Não percam o museu de arte moderna e contemporânea ou mesmo o da história da cidade.



terça-feira, 5 de maio de 2009

Gripe A (H1N1).... versão suína

Aquilo que pensamos de verdade acerca dessa gripe:

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lusitano Ginásio Clube volta adiar eleições

in diana.fm

A assembleia geral eleitoral do Lusitano de Évora, prevista para 4 de Maio, voltou a ser adiada, devido à ausência de candidatos à liderança do clube. Contudo, para esse dia está convocada uma reunião do conselho geral do clube para auscultar os membros deste orgão. Em cima da mesa está o futuro do Lusitano e o eventual encerramento do clube.

...



E porque não depois o desaparecer do Juventude: assim uma nova realidade desportiva pode então surgir em Évora. A hipótese de uma verdadeira política da juventude torna-se então real.

"Em vez de proteger postos de trabalho, é preciso proteger os trabalhadores" - Teodora Cardoso

in visao.pt

Porto, 01 Maio (Lusa) - A economista Teodora Cardoso disse hoje ser imperativo alterar as políticas laborais e, em vez de proteger os postos de trabalho, reforçar a protecção aos trabalhadores.

"É imperioso recentrar as políticas sociais. Em vez de proteger os postos de trabalho, é preciso passar a proteger mais os trabalhadores", disse Teodora Cardoso, que falava na conferência "Novas respostas da política económica", organizada pela Fundação INATEL e pela Fundação Mário Soares.

Em declarações à agência Lusa, a administradora do Banco de Portugal realçou que "não vale a pena insistir em manter postos de trabalho que daqui a seis meses vão desaparecer. É importante ver se os postos de trabalho têm justificação no futuro".

“8 horas de trabalho, 8 horas de sono, 8 horas de estudo e lazer”

A palavra de ordem que mobilizou os operários de Chicago há mais de um século, mantém-se actual.