Em 2009, Dia Mundial do Dador de Sangue, a 14 de Junho, enfatiza doações 100 por cento voluntárias e não remuneradas.
Comemora-se, no dia 14 de Junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue. O objectivo consiste em criar uma maior consciencialização da necessidade de sangue inócuo para transfusões e da importância do dom de sangue. Será uma ocasião, também, para agradecer aos dadores de sangue.
Em 2009, o Dia Mundial do Dador de Sangue dá uma ênfase renovada ao melhoramento da segurança e à suficiência das reservas de sangue para alcançar doações 100 por cento voluntárias e não remuneradas de sangue e componentes sanguíneos.
Objectivos:
- Recomendar abordagens inovadoras aos países que ainda não atingiram um nível de doações 100 por cento voluntárias, de forma a aumentar a participação comunitária e o envolvimento de jovens, através de programas nacionais para aumentar o número de dadores voluntários, substituir progressivamente a doação família/amigos e eliminar a doação remunerada.
- Convidar os países que já atingiram doações de sangue 100 por cento voluntárias a intensificar os seus esforços, de maneira a aumentar o número de dadores regulares.
- Instar os países que estão a estabelecer ou a expandir programas sobre componentes do sangue para que tais programas tenham por base a doação 100 por cento voluntária e não remunerada.
- Encorajar os países que elaboraram mecanismos para aquisição de produtos de sangue a estabelecer cooperação com outros países para garantir fornecimentos adequados de tais produtos com base em doações voluntárias.
O primeiro Dia Mundial do Dador de Sangue teve lugar a 14 de Junho de 2004. As iniciativas e o interesse generalizado resultaram na aprovação da resolução WHA58.13 da Assembleia Mundial da Saúde de 2005, estabelecendo o Dia Mundial do Dador de Sangue como um evento anual.
O Dia Mundial do Dador de Sangue enfoca a dádiva salvadora de vidas dos dadores de sangue voluntários e não remunerados. Os dadores regulares voluntários são os mais seguros dadores de sangue e a base de reservas de sangue nacionais sustentáveis.
Acompanhando o aumento mundial de dadores voluntários, cresce o número de países que produzem componentes sanguíneos, incluindo células vermelhas, plaquetas e plasma, para satisfazer necessidades específicas de pacientes.
O Dia Mundial do Dador de Sangue é coordenado conjuntamente por quatro parceiros fundadores: a Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea.
Todos os anos, estas organizações parceiras identificam um país para acolher um evento mundial do Dia Mundial do Dador de Sangue. Este ano é a Austrália, com o apoio do Governo australiano e em associação estreita com a Cruz Vermelha Australiana e o Serviço do Sangue da Cruz Vermelha Australiana.
Para saber mais, consulte:
- OMS - http://www.who.int/worldblooddonorday/ - em inglês
- Instituto Português do Sangue, IP - http://www.ipsangue.org/
in Portaldasaude.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário