domingo, 27 de junho de 2010

Leituras: «Um pai em nascimento», de José Eduardo Agualusa



retirado daqui
«Um pai em nascimento», de José Eduardo Agualusa
«A partir de que momento nasce um pai? Com a notícia da sua anunciada paternidade? Quando sonha pela primeira vez com o filho ou vislumbra as suas formas difusas na primeira ecografia? Ao primeiro toque ou ao primeiro choro? De que forma um filho transforma a vida de um pai? E qual é o papel do pai? De que forma pode o pai preparar-se para fazer face aos desafios de guiar uma criança pelo mundo? Como se equilibra a inocência redescoberta com a necessária responsabilidade?
Estas e outras perguntas, de que todos os pais – e mães também - comungam em algum momento, servem de ponto de partida às reflexões e impressões literárias de José Eduardo Agualusa, que aqui partilha a sua forma de nascer e crescer como pai.
As perguntas são de resposta tão difícil como as interrogações curiosas das crianças. As respostas estão dentro de cada um. Mas é magnífico acompanhar o autor nesta viagem pelo mundo de pais e filhos, e descobrir ou reviver os belos momentos da gloriosa experiência da paternidade, ´um tempo de assustadores mistérios, mas também de aliciantes prazeres e descobertas`»

Nenhum comentário: