quarta-feira, 23 de junho de 2010

Évora: FEIRA DE S. JOÃO 2010


«Na cidade branca do Alentejo, a Évora dos monumentos, vai realizar-se mais uma feira de S. João que desde a primeira metade do século XVI se efectua, quase ininterruptamente, todos os anos. O tempo vai seguindo o curso normal, os séculos vão-se sucedendo e a feira maior da mais vasta Província de Portugal, atravessando períodos áureos e épocas decadentes, vai sempre atraindo à cidade de Évora os visitantes, os forasteiros e os feirantes.

Se antigamente chegavam à cidade nos típicos “churriões” e “carros de canudo” puxados por mulas cujas guizalhadas estridentes e barulho dos rodados férreos anunciavam a sua passagem nas ruas estreitas e tortuosas da urbe, permaneciam os forasteiros em Évora durante quase toda a época da feira, isto é, da véspera de S. João até ao dia de S. Pedro. Mas hoje os velozes automóveis e as facilidades de deslocação das populações visitantes tornam a estadia limitada a alguns números do programa com um regresso imediato.

Todavia apesar destas facilidades o S. João de Évora é ainda a maior feira do Alentejo, não só pelas transacções que nessa ocasião se efectuam, mas também pelos milhares de pessoas que enchem completamente o Rossio de S. Brás.

É que a feira de S. João é um motivo para mais um passeio à Cidade Museu de Portugal. Isto porque, como já alguém escreveu “nela se documenta inteiramente a génese do que somos, o que temos de lusitanos, de latinos, de árabes e de cristãos se encontra registado dentro dos seus muros”. (...)

Vai realizar-se mais uma feira de S. João e pelos números festivos que se efectuam vai a cidade sair da sua monótona vida quotidiana, vestindo as suas melhores galas para a todos receber com carinho e o prazer duma terra onde viveram Reis e Fidalgos.

Évora, a cidade branca do Alentejo, está em festa para mais uma Feira de S. João.»

Dr. Carvalho Moniz
in “A Feira de S. João de 1960”, Edição do “Jornal de Évora”.
retirado do Mais Évora

Nenhum comentário: