segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FC Porto sai da falência técnica

in economico.sapo.pt

A SAD dos dragões reforçou os capitais próprios para 46,1 milhões, passando a cumprir o artigo 35º do Código das sociedades comerciais.

O FC Porto saiu na falência técnica no final do primeiro trimestre da época. Em nota enviada à CMVM, a SAD dos Dragões informa que "reforçou os capitais próprios em 23,5 milhões, atingindo em 30 de Setembro de 2009 o valor global de 46,1 milhões".

Desta forma, o clube volta a estar em cumprimento do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais, que implica que os capitais próprios do clube têm de ser superiores a metade do capital social. No caso da SAD portista isto significa a necessidade de capitais próprios na ordem dos 37,5 milhões de euros.

Neste trimestre, o clube adianta que atingiu um lucro de 23,5 milhões, um crescimento de 245% face ao resultado de 6,8 milhões obtido em igual período da época anterior. Os resultados operacionais excluindo transacções de jogadores atingiram os 14,5 milhões, um acréscimo de 2,7 milhões de euros.

O clube refere ainda que diminuiu o passivo em 4,4 milhões de euros, para um total de 156 milhões.

De recordar que também o Benfica e o Sporting se encontram em situação de falência técnica. A SAD encarnada informou recentemente que vai aumentar o capital em 40 milhões de euros, através da incorporação na SAD da Benfica Estádio.

A operação será feita "através da entrada em espécie de parte das acções detidas na Benfica Estádio e posterior fusão entre as duas sociedades" e é uma das medidas a "encetar como forma de cumprir com o disposto no artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais".

Na sessão de hoje, as acções do Porto perderam 2,26% para 1,30 euros, com 600 títulos negociados.

Nenhum comentário: