quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obras do aeroporto de Beja estão atrasadas, devendo terminar no final de Outubro

in publico.pt

Segundo empresa gestora
Obras do aeroporto de Beja estão atrasadas, devendo terminar no final de Outubro
23.09.2009 - 13h55
Por Lusa
As obras de construção do aeroporto de Beja, que estão atrasadas, deverão terminar “no final de Outubro”, disse hoje à Lusa o presidente da empresa gestora, sem especificar uma data para a infra-estrutura aeroportuária começar a operar.

“As obras estão quase prontas e deverão terminar no final de Outubro”, altura em que deverá ser assinado o auto de recepção provisória da obra, indicou o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queiroz.

Segue-se a instalação de equipamentos, “alguns já estão a ser instalados”, e “uma série de testes para a certificação da infra-estrutura aeronáutica como um todo”, continuou José Queiroz, escusando-se a indicar uma data para o aeroporto começar a operar.

“Estamos à espera que a ANA - Aeroportos de Portugal”, a empresa que vai gerir e explorar o aeroporto de Beja, “diga o que vai fazer, de acordo com o que vier a ser definido pelo Governo”, disse José Queiroz, referindo que “é a PSP que vai garantir a segurança do aeroporto”.

A construção do aeroporto, que vai ficar a cinco minutos de Beja e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, sofreu atrasos e ainda decorre a segunda empreitada, que arrancou no início de Setembro de 2008, 10 meses após o inicialmente previsto, devido a um impasse no concurso público.

Orçada em pouco mais de 9,5 milhões de euros, a empreitada, prevista durar seis meses e meio mas que já dura há mais de um ano, inclui a construção dos terminais (um de passageiros e outro de carga) e dos edifícios (de serviços, bombeiros, material de placa, portaria e inactivação de explosivos).

José Queiroz referiu que os acordos técnicos entre a EDAB e a Força Aérea Portuguesa (FAP) para regular a actividade operacional do aeroporto de Beja através do uso das pistas da BA11 “estão escritos” e “só falta a ANA dizer o que pensa sobre o assunto para serem assinados”.

Através de um despacho, o Governo, no passado dia 01 de Junho, atribuiu à ANA “poderes necessários” para “promover a obtenção da certificação da infra-estrutura aeronáutica”, “celebrar os acordos técnicos” com a FAP e “assumir as obrigações e assinar os contratos necessários ao funcionamento” do aeroporto de Beja, designado no documento como “Terminal Civil de Beja”.

No despacho, assinado pelos ministros das Finanças, Defesa, Administração Interna e Obras Públicas, o Governo atribui também à ANA poderes para “coordenar e assegurar” a “abertura da operação” do aeroporto de Beja “no prazo e nos termos que vierem a ser definidos pelo Governo”.

O despacho estipula um prazo de seis meses, a contar da data de assinatura, para que “todos os bens e equipamentos afectos à actividade desenvolvida pela EDAB” no aeroporto de Beja sejam transferidos para a posse da ANA.

A construção do aeroporto de Beja é financiada por fundos comunitários e pelo Orçamento de Estado, através de verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central de 2006 (15,9 milhões de euros), 2007 (15,1 milhões) e 2008 (2,1 milhões).

O transporte de passageiros e de carga, a distribuição de produtos destinados à Europa e a aposta na indústria aeronáutica “como motor de desenvolvimento da região” são os objectivos apontados para o aeroporto de Beja.

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