O escritor José Luís Peixoto está a trabalhar num novo romance que vai lançar no próximo Outono na Quetzal, editora que passará a publicar as suas obras.
Autor de romances como “Nenhum Olhar” (2000), que lhe valeu o Prémio Literário José Saramago em 2001, e “Cemitério de Pianos” (2006) e também de poesia e teatro, José Luís Peixoto, de 34 anos, inicia na próxima semana um périplo que o levará a países como os Estados Unidos, a Croácia e a República Checa, onde tem já obra publicada.
Representado em diversas colectâneas de poesia e prosa nacionais e estrangeiras, o escritor, já traduzido em finlandês, turco e búlgaro, concluirá a viagem a 15 de Junho, dedicando-se nessa altura a tempo inteiro ao romance que está a escrever.
No próximo sábado, 18 de Abril, José Luís Peixoto desloca-se à Feira do Livro de Braga, e três dias depois, a 21 de Abril, participará no IV Encontro de Literatura em Viagem, em Matosinhos, na mesa temática intitulada “Viajar é Preciso”, com os escritores Marçal Aquino (Brasil), Richard Zimler e Helene Cooper (Estados Unidos) e Luis Sepúlveda (Chile).
A 24 de Abril, viajará para o Luxemburgo, onde falará sobre a sua obra com os alunos da Escola Europeia e estará presente, no dia seguinte, no Festival Printemps des Poètes.
Depois, rumará à Croácia, onde participará em dois festivais de poesia: na ilha de Zadar, a 12 de Maio, e em Zagreb, a 14 de Maio.
Na República Checa, o escritor será convidado da Feira do Livro de Praga, a 15 de Maio, e da Universidade de Brno, a 18 de Maio.
José Luís Peixoto terminará o mês de Maio na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde será lançada, a 18 de Maio, a edição em ‘paperback’ de “Nenhum Olhar”, que se chama, na tradução inglesa, “The Implacable Order of Things”.
Regressado a Portugal, o escritor marcará presença, a 15 de Junho, na Feira do Livro de Barcelos.
(Lusa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário