sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Homília ... D. José Policarpo sublinha importância do "amor fraterno" e lamenta "perda da verdadeira alegria"

in publico.pt

""As expressões da fé vivida que mais tocam os corações são a sua celebração pela comunidade crente e o amor fraterno. É por isso que a liturgia é, na sua verdade mais profunda, anúncio da salvação e meio para a missão evangelizadora da Igreja", disse D. José Policarpo na homilia da noite de Natal, na Sé Patriarcal.

Intitulada “a liturgia é anúncio da Salvação”, a homilia do cardeal patriarca incidiu também sobre a missão prioritária da Igreja Católica, o anúncio da “salvação definitivamente realizada em Jesus Cristo”.

"Fá-lo de muitos modos, mas o mais eficaz é o testemunho da vida, a fé traduzida em experiência de salvação. É a densidade do testemunho que dá autenticidade à palavra", acrescentou D. José da Cruz Policarpo, alertando que a época natalícia, mais do que uma festa cristã, deverá ser encarada pelos crentes como a expressão dos valores e anseios da família, como a paz, a convivência, a partilha de dons e a dimensão da vida.

No final da homilia, o cardeal patriarca criticou "a perda do sentido da verdadeira alegria" e a respectiva procura através dos "caminhos frenéticos de excitação", na busca de prazeres, de interesses e na fruição dos bens materiais.

"Acolhamos a mensagem desta celebração, empenhando-nos nela e faremos, talvez, a experiência de uma alegria, que sendo humana não se reduz a nenhuma realidade deste mundo. Talvez percebamos de novo o que queremos dizer uns aos outros quando nos saudamos, desejando ‘Bom Natal’, ‘Santo Natal’", concluiu D. José Policarpo."

Nenhum comentário: